1. Prática de Mobilidade
Este ocasião é oportuno para iniciar a prática de mobilidade, pois o outono pode trazer a sensação de rigidez nas articulações, trazendo deste modo a dificuldade de locomoção ou sensação de desconforto, especialmente para as pessoas que já sofrem de patologias. A prática de pilates complementada com os mecanismos manuais da osteopatia ajudará no aumento da mobilidade e da flexibilidade, melhorando a sáude das articulações, aliviando assim as dores e otimizando o seu funcionamento.
2. Apoio ao Sistema Respiratório
Nesta época é comum o aumento dos pólens e bolores/ humidades, devido às mudanças climáticas, podendo ser mais frequente os quadros alérgicos e dos mesmos advêm as dificuldades respiratórias, mas com a ajuda da homeopatia, naturopatia e osteopatia pode passar por estes quadros com menos dificuldade. Por exemplo, a osteopatia irá ajudá-lo a estimular a mobilidade de caixa torácica, facilitando a respiração e aliviando as tensões.
3. Cuidar da Saúde Mental
No outono os dias ficam mais curtos pelos que a exposição solar é também ela menor, este acontecimento pode desencadear o que se denomina depressão sazonal*. Por este motivo é importante manter- se ativo, arranjar um passatempo, fazer caminhadas ou praticar outro tipo de atividades como ioga ou meditação. Além da prática do exercício físico é fundamental manter a vida social ativa, seja com familiares ou amigos.
Se necessário recorra a um profissional de saúde, podendo ser-lhe recomendado a prática da fototerapia, ou seja, exposição da pele a fontes artificiais de luz ultravioleta em doses adequadas a cada pessoa.
4. Alimentação Saudável e Sazonal
O cuidado com a alimentação é fundamental para o bom funcionamento do nosso sistema imunitário, por isso, é importante alimentar-se de produtos frescos, naturais e sazonais de modo a saborear os nutrientes do outono. Os alimentos mais nutritivos desta estação são: abóbora, batata-doce, maçã e castanhas. Manter- se hidratado e ter uma alimentação equilibrada ajudará a cuidar da sua saúde.
E por isso lembre-se assim como as folhas das árvores caem no outono para dar espaço às novas, deixe para trás todos os maus hábitos e permita-se florescer com as transformações que o outono traz.
* Depressão sazonal entende-se por uma depressão relacionada com a mudança de tempo, sendo esta mais comum nas estações frias, podendo causar sintomas como fadiga, sensação de tristeza, dificuldade na concentração e alteração do apetite.
Bom Outono a Todos!