Dicas Para Cuidar da Sua Saúde Este Inverno
O inverno pode ser uma estação bastante problemática, não só para quem sofre de patologias como rinite, sinusite e dor nas articulações, como também para quem não tem o hábito de fortalecer o seu sistema imunitário ao longo de todo o ano, mas especialmente nesta altura que é tão agressiva para todos, devido à baixa das temperaturas e ao aumento da humidade atmosférica.
4 Das Doenças Mais Comuns No Inverno:
1. Gripes e Constipações
Estas duas doenças são causadas por vírus, sendo estes a influenza (gripe) e rinovírus (constipação). Os sintomas que estes vírus causam podem ser diferentes de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são: febre, dor no corpo, congestão nasal, tosse e dor de cabeça.
2. Sinusite
A sinusite tem origem na inflamação dos seios da face (seios paranasais) sendo esta inflamação associada a constipações ou alergias. A sinusite pode apresentar sintomas como: dor ou pressão na face, congestão nasal e secreção espessa.
3. Asma e Doenças Respiratórias Agravadas
O ar seco e o frio podem agravar o quadro patológicos de pessoas portadoras destas patologias. Os sintomas que estas doenças manifestam podem ser: falta de ar, chiado e tosse persistente.
4. Amigdalite e faringite
Estas doenças são causadas pelas infeções bacterianas ou virais, apresentando sintomas como: dor de garganta, dificuldade a engolir e febre.
Cuide De Si. Melhore a Sua Saúde.
Para passar um inverno sem muitos dos problemas que este traz pode seguir estes concelhos que deixamos aqui para si.
1. Fortalecer o Seu Sistema Imunitário Com Uma Alimentação Saudável
Deve consumir alimentos ricos em vitamina C (laranja e quivi), zinco (castanhas, sementes e grãos integrais) e sopas nutritivas compostas por vários legumes, deve conter também gengibre e corcuma, desta forma ajudará a prevenir gripes e constipações.
2. Hidratar-se Adequadamente
No inverno sentimos menos sede, por isso talvez acabamos por não beber a água necessária para manter o nosso corpo hidratado, mas é importante que contornarmos esta situação arranjando métodos que nos façam ingerir líquidos. Os chás quentes são uma ótima opção, como, por exemplo, camomila, hortelã ou erva-doce são ótimos para nos aquecer e manter-nos hidratados.
3. Exponha-se Ao Sol
A exposição solar ajuda nesta altura, pois estimula a produção de vitamina D que consequentemente fortalece o sistema imunitário e melhora o nosso humor; por isso, é recomendado que em dias ensoladoros faça uma atividade ao ar livre.
4. Pratique Atividades Físicas Regularmente
Manter o nosso corpo em movimento é importante, especialmente com o frio, pois a prática de exercícios físicos melhora a circulação sanguínea e aquece o nosso corpo naturalmente. Alongamentos, ioga ou uma caminhada ao ar livre ajudam a combater a sensação de falta de energia, cansaço extremo ou até mesmo lentidão, comum a esta estação.
Neste momento encontramo-nos no pico da influenza B (Gripe B)* devido, não só à falta de cuidados de quem se encontra contagiado, como também ao fácil contágio proveniente do fraco sistema imune que a maioria das pessoas possui, criado de maus hábitos alimentares ou falta de cuidados com o seu corpo (falta de exercício físico, hidratação e vitaminas). Por isso apelamos que cuide de si e consequentemente estará a cuidar de todos nós. Se tem suspeitas que está contaminado utilize máscara e consulte um médico.
A equipa da Clinica São Rafael está sempre pronta a ajudar e retirar qualquer dúvida.