O que é a Endometriose? Sintomas, Tratamento e Muito Mais

O Que é a Endometriose?

A endometriose é uma doença inflamatória crónica onde o tecido designado por endométrio (tecido formado na cavidade uterina) passa a crescer fora do útero, podendo-se alojar em locais como, intestinos, ovários, trompas de Falópio, etc... Praticamente em todos os órgãos situados na região da pelve. O tecido endométrio, responde às variações hormonais (variações do ciclo menstrual) podendo causar inflamação, dor intensa e formação de cicatrizes.

Como é Feito o Diagnóstico?

O diagnóstico pode ser algo complicado de obter devido à descrição dos sintomas podem confundir o/a profissional de saúde, mas primeiro temos uma avaliação médica, onde a paciente irá descrever todos os seus sintomas e desconfortos. Depois o/ a profissional pode desejar ter relatórios clínicos, onde poderá passar exames de imagem, como ressonância magnética e/ou ecografia transvaginal.
Posto isto, se o/a profissional de saúde entender que os resultados dos exames de imagem foram insatisfatórios ou inconclusivos, pode sugerir que seja feita uma Laparoscopia. Este exame consiste numa pequena intervenção cirúrgica minimamente invasiva, que permite a observação direta dos focos e se necessário é realizada uma biopsia para se ter a confirmação.

A Endometriose Pode Ser Genética?

A resposta a esta pergunta é sim, pois esta doença tem um carácter genético, por isso se a paciente tiver parentes de 1º grau (mãe/ irmã) que sofram com este problema, a probabilidade da paciente desenvolver torna-se maior. Embora a causa exata desta doença ainda não seja conhecida, existem fatores que contribuem para que a paciente a desenvolva, tais como: genético, hormonal e imunológicos.

Quem Tem Endometriose Pode Engravidar?

Sim, muitas mulheres com endometriose conseguem engravidar, no entanto, a doença pode afetar a fertilidade, e isto ocorre porque os focos da endometriose podem causar:
  • Inflamação e aderências que alteram a anatomia dos órgãos reprodutivos;
  • Obstrução ou danos às trompas de Falópio, dificultando a passagem do óvulo;
  • Alterações hormonais e imunológicas afetando a ovulação e a implementação do embrião.
Dor Crónica
  • Dor pélvica intensa;
  • Dor durante ou pós-relações sexuais;
  • Dor ao urinar ou evacuar (esta é mais comum no período menstrual);
  • Dor abdominal ou lombar continua.
Infertilidade ou Dificuldade em Engravidar
Problemas Digestivos e Urinários
  • Prisão de ventre, diarreia ou dor a evacuar;
  • Distensão abdominal e gases.
Alterações Emocionais e Psicológicas
  • Ansiedade e depressão devido à dor cronica e dificuldade em engravidar;
  • Fadiga constante e cansaço excessivo.
Aderências e Complicações Cirúrgicas
  • Formação de aderência e cicatrizes entre órgãos internos, podendo causar obstrução e dor intensa;
  • Em casos avançados, pode ser necessária cirurgia para remover os focos.
Aumentos do Risco de Outras Doenças
  • Maior risco de cistos ovarianos;
  • Possível associação em doenças autoimunes e distúrbios inflamatórios.
Resumindo, estes são todos os sintomas da endometriose, dor pélvica intensa, dores durante ou após relações sexuais, dificuldade em engravidar, fluxo menstrual intenso e irregular, fadiga e alterações intestinais ou urinárias durante o período menstrual.

Como Tratar a Endometriose? A Homeopatia e a Osteopatia Podem Ajudar na Endometriose?

Tradicionalmente a endometriose é tratada com medicamentos, dos quais anti-inflamatórios, anticoncecionais ou até mesmo comprimidos hormonais. Em casos mais difíceis a única maneira de tratar é a realizar uma cirurgia. Mas para casos mais leves, o que não se fala é sobre a mudança do estilo de vida, ou seja, ter o bom habito de praticar exercício físico e uma boa alimentação, já é o primeiro passo para melhorar a sua saúde. Posto esta mudança pode recorrer a meios alternativos como a homeopatia e a osteopatia.
A homeopatia visa estimular o equilíbrio do corpo de maneira natural, esta medicação natural será sempre receitada mediante as necessidades da cada paciente. Embora não exista evidencias cientificas sólidas de que a homeopatia cure a endometriose diretamente, algumas mulheres relatam benefícios como:
  • Redução da dor pélvica e da inflamação;
  • Regulação do ciclo menstrual;
  • Melhoria do equilíbrio hormonal e emocional;
  • Diminuição da fadiga e stress.
Já a osteopatia sendo uma terapia manual parece não ser muito funcional, para um problema interno, mas, na verdade, tão fundamental como a homeopatia. Com ajuda dos tratamentos realizados na osteopatia ativamos a circulação sanguínea e reduzimos as tensões musculares. No caso da endometriose a osteopatia pode ser eficaz em:
  • Melhorar a circulação pélvica, reduzindo consequentemente as inflamações e as aderências;
  • Diminui a dor e a tensão muscular, especialmente na região lombar e abdominal;
  • Ajuda na mobilidade dos órgãos evitando aderências que pioram os sintomas;
  • Melhora o funcionamento intestinal e urinário, reduzindo os sintomas associados.
Concluindo, quando mantemos o nosso corpo equilibrado, exercitado e mantemos a nossa boa postura, já é o primeiro passo para aliviar muitos problemas da nossa saúde. E lembre-se não se autodiagnostique, se tiver alguma suspeita consulte sempre um profissional de saúde.
A equipa da St. Raphael's Clinic (Clínica São Rafael) está sempre pronta a ajudar, não hesite em esclarecer qualquer dúvida que tenha. Não espere e marque agora a sua consulta .
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Venha Nos Visitar

    Horário de Funcionamento

    2ºf a 6ªf: 9h-13h e 14h-19h

    Morada

    Avenida dos Combatentes da Grande Guerra,
    Nº10, Loja C,
    2900-328, Setúbal

    Os Nossos Contactos Alternativos

    Encontre mais informações na nossa página de contactos!

    Aprenda Mais Sobre Como Pode Cuidar do Seu Corpo